Artigos

Artigos

terça-feira, 28 de setembro de 2010

EUA fazem exercício militar na internet

EUA fazem exercicio militar na internet

Será receio de um contra-ataque???

Quanto mais religioso, mais pobre?

Saiu no jornal folha de São Paulo do dia 27/09, a matéria intitulada "Quanto mais religioso, mais pobre tende a ser um país" Ver AQUI  do articulista Hélio Schwartsman, onde se apresenta pesquisa feita em 114 países pelo Gallup, apresentando gráfico onde se visualiza que os países em que o percentual dos cidadãos que consideravam a religião importante nas suas vidas era alto a pobreza também se fazia alta exceção a regra é o EUA. A leitura que os ateus fazem é que, nos países com alto percentual de crença religiosa o progresso econômico não se implanta. Os sociólogos afimam que, na verdade a religiosidade é alta por causa da pobreza, i.e., como não há recursos para proporcionar o desenvolvimento as pessoas tem na religião uma esperança de melhora através do milagre. 
Há nestas afirmações um pouco de verdade sim, mas não toda a verdade. Entendo que para uma nação que seja esperitualizada, com um forte sentimento religioso, seja natural uma certa despreocupação com o dinheiro, mas nunca com as condições de vida digna de seus cidadãos. Isto é, um progresso econômico menor, mas com um olhar atendo para as condições de saúde pública, educação e trabalho. Não vejo países que tenham este processo como "sub-desenvolvidos", mas sim como uma outra forma de desenvolvimento. Sabemos que o capitalismo tem no protestantismo um forte impulso, por criar condições de acumulo de capitais, este processo acabou sendo natural, uma vez que também no protestantismo há o profundo respeito pelas liberdades individuais e valorização do trabalho. Desta forma não há como afirmar que nações religiosas sejam necessáriamente pobres por serem religiosas ou crerem em Deus, exemplo disto é o próprio EUA. Como não se deve reconhecer o desenvolvimento de uma nação única e exclusivamente pelo PIB, uma vez que há várias formas de se construir uma nação justa com seus partícipes, proporcionando acesso a qualidade de vida digna.  

Propaganda é a alma do negócio.....


Melhor que algumas propagandas de políticos rs.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

VÃrus ataca infraestrutura do Irã

Será que estamos vendo uma "nova" forma de guerra, que pode ter resultados terríveis?? Isso não deveria ter um acompanhamento por parte da ONU? Não teria o mesmo peso de uma "invasão"?? Por que alguns Países podem fazer o que querem e outros tem de se submeter???

VÃrus ataca infraestrutura do Irã

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Leituras

 Meu Legado Espiritual

Acabei de ler semana passas dois bons livros : 

Meu Legado Espiritual de James Houston, fundador do Regent College, Mestre e Doutro em Teologia, fornece um panorama de suas vivências da fê em um mundo pós-moderno e relativista. Muito interessante suas colocações profundamente convictas e inspiradas.

Outro livro muito bom é O oitavo dia - Na era da Seleção Artificial; Euler Renato Wstphal, que nos apresenta um panorama dos principais desenvolvimentos da genética, pontuando com profunda lucidez suas conseqüências, tanto positivas quanto negativas.  


domingo, 19 de setembro de 2010

O Vencedor




O Vencedor

Los Hermanos

Composição: Marcelo Camelo
Olha lá, quem vem do lado oposto
Vem sem gosto de viver
Olha lá, que os bravos são
Escravos sãos e salvos de sofrer
Olha lá, quem acha que perder
É ser menor na vida
Olha lá, quem sempre quer vitória
E perde a glória de chorar
Eu que já não quero mais ser um vencedor
Levo a vida devagar pra não faltar amor


Olha você e diz que não
Vive a esconder o coração

Não faz isso, amigo

Já se sabe que você
Só procura abrigo
Mas não deixa ninguém ver
Por que será?

Eu que já não sou assim

Muito de ganhar
Junto às mãos ao meu redor
Faço o melhor que sou capaz
Só pra viver em paz

Bishop Lester Love Putting A Twist On Love Songs

Louvorsão.... Quando a Igreja vai entender a frase "Deus amou o mundo de tal maneira que entregou seu filho unigênito para que morresse por nós?
Quando vamos entender que a criação é divina? e que há Cristo na humanidade, assim como há humanidade em Cristo?
Domingo musical...

sábado, 18 de setembro de 2010

domingo, 12 de setembro de 2010

A essência do cristianismo

"Como então pode o homem ser liberado desta cisão entre si e o ser perfeito, deste sofrimento da consciência de pecador, deste martírio do sentimento de nulidade? Como pode ele evitar o golpe mortal do pecado?
Somente tornando-se consciente do coração, do amor como poder ou a verdade mais elevada e absoluta, e considerando a divindade não só como uma lei, como um ser moral e racional, mas como um ser que ama, que tem coração e que é ele próprio, subjetivamente, um ser humano."

Feuerbach, Ludwig; A essência do cristianismo, p. 75.

sábado, 11 de setembro de 2010

A responsabilidade da bioética

  A Bioética deve se preocupar com os aspectos éticos e sociais do desenvolvimento das ciências, com os impactos total que pode haver, não somente no desenvolvimento de produtos, mas também com experimentos de ponta. Não deve ter outra preocupação a não ser a manutenção da dignidade da vida em seus aspectos mais amplos. Deve trazer para a ciência cartesiana, fragmentada, o alerta para conseqüências globais e futuras das ações presentes.

 Apesar de ser a filha mais nova dos saberes, cabe a esta a tutela das ciências a muito estabelecidas e que estão contaminadas com o "tudo posso" e a velocidade do pós-modernismo, aspectos estes incompatíveis para um meditar profundo sobre os aspectos da realidade e as inferências que realizamos nesta. 

Cabe à Bioética  exigir o tempo para a reflexão antes da aplicação. Cabe a Bioética também dizer Não!, apesar de podermos NÃO devemos.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Leituras em Bioética


Excelente o livro Bioética - Enfoque filosófico, de Stephen Holland. Como é importante não esquecermos das bases filosóficas da bioética. Assuntos como Estatuto Moral, Vida, morte e matar e Identidade Pessoal são debatidos de forma clara. Leitura em andamento. A editora Loyola é fantástica, a quantidade de títulos em bioética é muito bom.

Ler e reler os reformadores.


Comecei a ler hoje o livro Teologia dos Reformadores de Timothy George, já foram 55 das 337 páginas. Em uma época em que os fundamentos do cristianismo estão sendo profundamente abalados, é muito importante estudarmos com atenção os principais reformadores e seus fundamentos teológicos. 

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Líderes religiosos criticam astrofísico Stephen Hawking

    O arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, e outros líderes  religiosos britânicos criticaram o 
    astrofísico Stephen Hawking por dizer, num livro que está no prelo, que Deus não terá sido o 
    criador do Universo.
Acreditar em Deus não consiste em «explicar como umas coisas se relacionam com as outras no Universo, mas sim com a crença de que existe um agente inteligente e vivo de cuja actividade depende, em última instância, tudo o que existe», declarou o líder anglicano ao diário «The Times».
«A física, por si só, não resolverá a questão de porque existe algo em lugar de nada», acrescentou Williams.
Por seu lado, o rabino Jonathan Sacks assinala, num artigo publicado esta sexta-feira no mesmo diário, que «a ciência trata de explicar e a religião de interpretar» e que «à Bíblia não interessa como se criou o Universo». «A ciência desarticula as coisas para ver como funcionam. A religião junta-as para ver o que significam. São dois trabalhos distintos. Até ocupam diferentes hemisférios do cérebro», sublinhou Sacks.
De acordo com a Lusa, o arcebispo de Westminster e bispo primaz da Igreja Católica de Inglaterra e Gales, Vincent Nichols, disse subscrever totalmente as palavras do rabino chefe sobre a relação entre religião e ciência.
Também o presidente do Conselho Islâmico do Reino Unido, Ibrahim Mogra, atacou as teses de Stephen Hawking e disse: «Se olharmos o Universo, tudo aponta para a existência de um criador que lhe deu origem».
Fonte : TVI24
Ver mais sobre o assunto em : Estadão

Ignorância gospel....

Eu estava propenso a dar o título de ingenuidade gospel para este post, mas seria um termo muito leve, então entre ficar com o título mais duro (burrice gospel) preferi um meio termo....Mas acho que o título que usei não representa realmente o que acontece no meio "gospi". Há um tempo não muito distante se dizia que a falta de educação e cultura era bom para os governantes do país, que poderiam fazer o que bem desejassem e ninguém reclamaria pela simples falta de capacidade para isso. Serviam de massa de manobra para os lobos. Hoje não mudou muita coisa, a não ser pelo fato de que este processo está refletindo fortemente dentro das Igrejas evangélicas, que denomino serem hoje os novos currais eleitorais com seus respectivos coronéis que vendem as igrejas para grupos políticos de "porteira fechada ". A ignorância do povo, com relação ao próprio evangelho, sem contar da ignorância cultural, política e social, combinado com uma teologia da prosperidade e da confissão positiva cria uma legião de alienados, tanto religiosamente quanto intelectualmente, e assim damos "vivas a democracia".  A foto abaixo fala por sí, cada vez me sinto mais repulsa no que está se transformando a igreja no Brasil, cada vez me sinto mais deslocada e enojado deste movimento..... 


Mercadante, Marta e Netinho oram em igreja evangélica




Os três estiveram ontem falando aos fiéis da igreja Assembleia de Deus, em São Mateus, bairro de São Paulo .
O candidato do PCdoB ao Senado, Netinho de Paula, afirmou neste domingo (5), durante visita a dois cultos da igreja evangélica Assembleia de Deus, que superou o episódio em que se envolveu em uma briga conjugal com sua ex-mulher, em 2005, com a ajuda da igreja Batista, que ele frequenta.
Acompanhado por Marta Suplicy (PT), também candidata ao Senado, e de Aloizio Mercadante, que disputa o governo do Estado pelo PT, Netinho lembrou do período subsequente à agressão e que teve ajuda da religião para tocar a vida em frente.
“Em 2005 eu tive uma briga feia com a minha esposa, que foi externada pela mídia. Fui violento com a minha mulher e aquilo foi muito ruim para mim. Fiquei muito mal”, disse.
Para um público de cerca de 500 evangélicos, ele afirmou que começou a se recuperar ao frequentar a igreja Batista da região onde mora. “Eu pensava comigo mesmo: ‘não sou isso que as pessoas estão falando’. Netinho disse que recebeu orações da comunidade e tocou a vida em frente.
Os candidatos foram apresentados aos membros da Assembleia de Deus pelo vereador Carlos Apolinário (DEM) em duas igrejas da zona leste da capital paulista. Nas duas ocasiões, os pastores sugeriram votos aos candidatos.
Durante o culto, Mercadante foi abençoado por pastores e um dos fiéis teve o carro roubada na frente da igreja. José Maria Eymael (PSDC) também compareceu ao culto e discursou
Fonte: Terra e Terra
O “curioso” é que é a mesma igreja que mantém o programa e a rádio que foram acionados na justiça pela Marta dois anos atrás. Você não lembra?  Leia AQUI e AQUI
VIA PAVABLOG