Artigos

Artigos

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Leituras 6


Finalizei esta semana a leitura do livro "Religião, Psicopatoliga & Saúde Mental" de Paulo Dalgalarrando, 287 pg. Reintero aqui as palavras de Zacaria Borge Ali Ramadam na sua resenha sobre o livro no site da Scielo :
"Trata-se de uma obra de fôlego, produzida por um único autor, fato cada vez mais raro atualmente. Contudo, o que mais surpreende é a densidade do trabalho, a riqueza de informações, de citações bibliográficas e a criteriosa seleção de fontes"
O livro realmente é denso de informações e análises de fenômenos religiosos e em nenhum momento achei-o tendencioso ou tratando a religião com menospreso. Ao contrário a abordagem é positiva, porém é claro existem pontos que como todos sabemos a religião e a religiosidade podem trazer ou agravar problemas psicológicos.

Por isso o cuidado e o preparo que os líderes religiosos devem ter. Fico profundamente assustado quando lideres carismáticos apelam para manipulações, e interpretações supersticiosas de textos Bíblicos, fico temeroso ainda mais quando líderes carismáticos ameaçam autoridades dizendo em outras palavras : "Se eu quiser ponho todo esse povo na rua.... ai vamos ver....".

Fico cada vez mais arredio de intitular qualquer grupo religioso que coloca o nome de Jesus no meio de suas mensagens ou na placa da sua "igreja" de cristãos. Mas isso é outro assunto.

Fato é que o livro é realmente muito bom e necessário é sua leitura pelo menos por pastores e teólogos sérios.

Soli Deo Gloria.


Nenhum comentário: