Artigos

Artigos

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

IX Congresso de Teologia da PUCPR - Parte II

Com um grande atraso escrevo sobre o segundo dia do Congresso de Teologia da PUC, que do meu ponto de vista a palestra da noite foi uma das melhores, o tema foi:

"A fé no Deus Criador desafiada pela perspectica científica evolucionista."

O palestrante Prof. Dr. Pe. Alfonso Garcia Rubio, foi soberbo, além de extremamente engraçado e muito profundo, como não poderia deixar de ser ao abordar um tema extremamente espinhoso para "certas" mentes....

O Professor tocou o tema de forma corajosa e magistral, um pouco do que ele falou, em termos de repensarmos a teologia dentro do novo contexto que vivemos pode ser encontrada na minha monografia sobre a onisciência de Deus, apesar dele ter focado mais na questão da onipotência, mas o cerne, o espírito de uma teologia que apresente uma resposta mais factível ao mundo moderno está lá, e isso me deixou muito feliz. Percebo que aos poucos, ainda que maginalizada, receosa e sofrendo preconceito e acusações, essa nova teologia para um novo mundo está crescendo e mostrando sua cara.

Claro que isso significa muito trabalho e por muito tempo, reconstruir uma teologia toda nova requer muito labutar e muito viver...

Coragem, talvez seja a palavra que resuma isso e foi o que o Professor Alfonso pediu para os novos teologos, mas não podemos esquecer que coragem requer assumir riscos e sabemos que talvez o menor deles seja o de sermos chamados de hereges..... mas tantos outros já foram não é verdade?

Nenhum comentário: