Artigos

Artigos

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Estudo Neemias 2:16 – 20

1 - Título do Estudo: Várias Flechas, um só alvo.

2 - Público Alvo: Líderes de Ministérios

3 - Objetivos a serem alcançados:

1 - Fazer com que todos os lideres de ministérios trabalhem cada um dentro de seu foco, visando obter um resultado em comum : a evangelização.

2 - Inspirar os lideres a tomar o exemplo de Neemias e também sejam fonte de motivação para seus liderados.

4 - Resumo do Conteúdo Histórico: (O que estava acontecendo na época em que Neemias se passa o Relato de Neemias.)

Quem era Neemias : (nome significa O senhor tem compaixão) - A Bíblia o relata como filho de Hacalias (Ne 1.1) e irmão de Hanani ( Ne 1.2:7.2), ocupou posições elevadas durante o reinado do imperador persa Ataxerxes (464 a 424 a.C) sendo chamdo de copeiro do rei, cargo de confiança, responsável pela adminstração do palácio e por provar o vinho antes do rei beber.

Neemias é um exemplo de liderança e Adminstração.

539 - Decreto de Ciro

537/36 – 1º grupo retorna – Jerobabel (Sesbazer)

536 – Ínicio do templo ( Ageu e Zacarias)

475 – Ester

458 – 2 º Esdras (Reforma Religiosa)

445 – 3ª Grupo – Neemias reconstruição dos muros. - Artaxerxes Rei da Persia

-- Oposição de Sambalate, o hedonita, Tobias, o amonita, e Gesém, o árabe.

-- Reconstrução do Muro completada em 52 dias.

432 – 2 ª Volta de Neemias ( volta à Percia para dar relatório, fica em torno de 1 ano e volta.)

Estudo

Neemias planejava, antes de ir até Jerusalém, montou uma armada, levantou material, pediu cartas de apresentação etc... – Todo líder deve ter planejamento, ou saber cooptar alguém que saiba planejar.

Neemias tinha os 2 dons o de adminstrar (planejar) e de liderar.

1 – Neemias fez uma análise de onde estavam os problemas – Devemos ver cada um dentro de seu ministério onde está falhando na evangelização. Autocrítica.

Neemias tomou ciência de como estava a situação e o que deveria ser feito. – (Ver 16)

2 – Neemias apresentou a situação. Onde há um problema tenho que ser participativo na solução do mesmo. A evangelização não é o problema de apenas uma pessoa é dever de todos.

Neemias vez o povo ver a necessidade que eles tinham, fez com que eles percebessem que não poderiam deixar as coisas como estavam. (Ver 17)

3 – Neemias sabia que Deus estava com ele, que Deus estava abençoando e que esta seria uma obra de Deus. Neemias animou o povo, fez com que eles olhassem com olhos espirituais, fez o povo perceber a grandeza de Deus e principalmente fez com que o povo entendesse o desejo de Deus. (Ver 18)

4 - Ver. 19 – Muitas vezes podemos encontrar dificuldades internas, e externas...Mas devemos saber que é Deus que está a frente.

5 – Todos se animaram para o trabalho em comum a construção dos muros, cada um fazendo um pedaço, mas com a visão de todo. Cada um fez a sua parte, dentro da sua função, porém todos com um só objetivo.

Desta forma cada ministério tem a sua função, mas todos devem tem um só macro objetivo que é a Evangelização, devemos fazer a nossa parte com o olho no todo.

Aplicação Final:

Assim como Neemias fez com que o provo trabalhasse com um só propósito, assim nós também devemos trabalhar hoje.

Nos grupos de trabalhos de Neemias, haviam pessoas de várias funções e atividades, e cada um empregou suas qualidades dentro de suas atividades com um só propósito, a reconstrução.

A igreja também tem pessoas trabalhando em vários ministérios ou atividades, mas isso não quer dizer que cada um tem um objetivo diferente, todos devem ter um único objetivo : anunciar a Palavra de Deus.

Nenhum comentário: