Artigos

Artigos

sábado, 9 de maio de 2009

Um novo cristianismo....

Acabei de ler "Um novo cristianismo para um novo mundo" de John Shelby Spong, Bispo aposentado da Igreja Anglicana. Em 250 páginas Spong propõe um novo cristianismo, pois segundo ele, este cristianismo irá morrer. Spong propõe uma reforma teológica radical para apresentar o cristianismo para um novo mundo que estamos vivendo. Esta reforma propõe excluir todo o teísmo que é apresentado no cristianismo. Concordo com Spong em muitos pontos, creio que o cristianismo atual, ou como costumo dizer "os cristianismos", necessita uma revisão dos seus preceitos para podermos separar o joio do trigo. Mas também digo que, apesar de me achar preparado para embates teológicos, está opção de um cristianismo não teísta deixou-me um pouco atordoado. Creio que terei necessidade de mais uma leitura, desta vez mais investigativa e reflexiva, para poder absorver tudo que Spong apresenta. Apesar da posição radical fiquei alegre pois foi uma das raras vezes que vejo um pensador tentar rever o cristianismo no sentido de apresentar um novo olhar e um novo horizonte, e os tempos atuais me dizem que necessitamos fazer isso com urgência. Bem antes de emitir um posicionamento com relação ao livro, cabe-me fazer está segunda leitura mais aprofundada. Então vamos reiniciar o trabalho.


Nenhum comentário: