Artigos

Artigos

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Teologia hoje

Como elaborar uma teologia relevante para hoje ? Essa não é uma pergunta facil de responder, mesmo pq necessitamos entender a cultura e seus processos de construção.

Creio inicialmente que a teologia tem que sair do século XV, e entrar no século XXI, penso que há u esforço por parte de alguns teólogos para que isso ocorra, mas a grande maioria prefere o conforto das frases feitas e dos pensamentos já pensados..., tornam-se doutores em repetir o que já foi dito, senhores da verdade, icones das suas denominações, preferindo o conforto da acomodação do que se indispor com as lideranças, ou com o "status quo".

Como teólogo, procuro reler o meu tempo, a minha sociedade pelo prisma das Escrituras, mas sei que para isso necessito despender tempo, esforços e até dinheiro, sim porque livros e revistas não saem de graça...

Para construir uma teologia coesa e relevante para o meu tempo tenho que estar atualizado, saber o que acontece no mundo, entender se o que o homem esta fazendo hoje está coerente com aquilo que Jesus pede de nós. Não somente tenho que entender o que acontece hoje, mas procurar entender onde esse caminho em que optamos hoje vai nos levar amanhã.

Nenhum comentário: